Compartilhe o Memorial 0050A

Biografia

Edgard Egídio de Sousa (Campinas, 12 de março de 1876 - São Paulo, 1956) foi um engenheiro brasileiro.

Foi professor emérito da Escola Politécnica e doutor "Honoris Causa" da Universidade de São Paulo. Foi casado com sua prima Irma de Aguiar Sousa, sendo suas filhas, Sofia Helena de Azevedo Sodré que se casou com Rui de Azevedo Sodré e Antonieta de Sousa Toledo que se casou com Samuel Toledo. Foram seus pais, Elias Augusto do Amaral Sousa (filho do capitão Bento José de Sousa e de Teolinda do Amaral) e Laura de Queirós Aranha  (filha do coronel José Egídio de Sousa Aranha e Maria Luísa Pereira de Queirós  ). Descendente da Viscondessa de Campinas, Maria Luzia de Sousa Aranha.

Fez seus estudos preliminares em Campinas, São Paulo, no Colégio Culto à Ciência. Em 1891 seguiu para Bélgica e, matriculou-se na Universidade de Liège, onde se distinguiu durante todo o curso, diplomando-se em Engenharia de Minas em 1898 e, em Engenharia de Eletricidade em 1899. Retornando ao Brasil, ingressou na The São Paulo Tramway and Power Co. Ltd., no ano de 1900, como engenheiro-eletricista. Por sua dedicação e competência, ascendeu logo aos postos mais elevados na administração da companhia, ocupando em abril de 1910 o cargo recém-criado de Superintendente.

Foi o primeiro presidente do São Paulo Futebol Clube na sua fundação em 25 de janeiro de 1930.

Dá nome à rua Engenheiro Edgard Egídio de Sousa, no bairro de Higienópolis, na cidade de São Paulo e de rua Edgar Egídio de Sousa, em Campinas, no bairro Jardim Santa Eudóxia.