Compartilhe o Memorial 0128A

Biografia

Pérola Ellis Byington (Santa Bárbara, 3 de dezembro de 1879 — Nova Iorque, 6 de novembro de 1963) foi uma filantropa e ativista social brasileira.

 

Filha de imigrantes estadunidenses, casou-se em 1901 com outro membro da colônia confederada no estado de São Paulo, com Alberto Jackson Byington, um dos precursores da indústria no Brasil, com quem teve dois filhos.

 

Durante a Primeira Guerra Mundial encontrava-se nos Estados Unidos, onde foi responsável por uma secção da Cruz Vermelha. Já de volta ao Brasil, continuou participando de tarefas sociais e filantrópicas.

 

A partir de 1930, comandou uma campanha de combate à mortalidade infantil denominada "Cruzada Pró-Infância", tarefa que desempenhou durante 33 anos.3Também dedicou-se a vários outros programas em defesa dos menos favorecidos, sobretudo crianças, tendo sido condecorada com várias comendas ao mérito.

 

Em sua homenagem, um hospital dedicado ao atendimento da mulher e um Núcleo de Profisionalização para jovens em situação de vulnerabilidade social leva o seu nome na capital paulista, e em sua cidade natal, a avenida onde está sediada a maior indústria de tornos do mundo foi batizada como Avenida Pérola Byington.

 

Pérola um município brasileiro do estado do Paraná recebe esse nome devido a grata homenagem que é feita a Sra. Pérola Ellys Byington, matriarca da Companhia Byington, colonizadora do Município.

 

Em Campinas - SP o 64º Grupo de Escoteiros do Brasil chama-se "Pérola Byington" fazendo também uma homenagem à filantropa e ativista.